Suponho que este anúncio da SAAB nunca tenha sido transmitido em Portugal. Dificilmente a mensagem passaria num país cujo clima é bastante mais ameno do que o da Finlândia. Neste anúncio, é feita a apologia do sistema de aquecimento destes veículos, o que não deixava de ser um dado bastante relevante para um finlandês que desejasse comprar um veículo. O próprio slogan "Made in Finland for finns" visa uma ligação entre a marca e o povo, com recurso a alguns elementos normalmente associados ao país - o frio e as saunas para posterior mergulho em água fria.
sexta-feira, 28 de março de 2008
SAAB "Made in Finland. For Finns"
Suponho que este anúncio da SAAB nunca tenha sido transmitido em Portugal. Dificilmente a mensagem passaria num país cujo clima é bastante mais ameno do que o da Finlândia. Neste anúncio, é feita a apologia do sistema de aquecimento destes veículos, o que não deixava de ser um dado bastante relevante para um finlandês que desejasse comprar um veículo. O próprio slogan "Made in Finland for finns" visa uma ligação entre a marca e o povo, com recurso a alguns elementos normalmente associados ao país - o frio e as saunas para posterior mergulho em água fria.
quarta-feira, 26 de março de 2008
Milo "Com Milo você vale por dois"
Sendo o Milo um produto destinado essencialmente às crianças, havia a necessidade de passar uma mensagem coincidente com o universo infantil, neste caso a duplicação das capacidades físicas de quem ingerisse o produto. Apesar do grande furor que este produto causou o no mercado português, a Nestlé acabaria por substituí-lo, décadas mais tarde, pelo Nesquik.
segunda-feira, 24 de março de 2008
Clusters
Por muitos spots que tenham sido produzidos para o Clusters, esteve sempre presente a imagem de um esquilo que tenta obter o seu alimento, não através do processo natural, mas açambarcando a embalagem dos cereais a uma pessoa, o que funciona como um atestado de qualidade que se tenta conferir ao produto.
sexta-feira, 21 de março de 2008
quarta-feira, 19 de março de 2008
Bite-xis
Um dos grandes vícios associados ao ser humano, no seu estado de maior nervosismo, é precisamente o acto de roer as unhas. As razões são várias, como explica o anúncio. A fórmula para acabar com este flagelo não consiste em qualquer mensagem subliminar com o intuito de dissuadir o consumidor a deixar de roer as unhas, mas unicamente pela aplicação de um produto intragável que desmotive esta situação. A promessa não deixa grandes dúvidas: "dedos lindos, lindos, lindos".
domingo, 16 de março de 2008
RTP "Onde a notícia chega primeiro"
Recorrendo à própria palavra, a mensagem de que a informação na RTP era a mais isenta e rigorosa. O anúncio data de inícios da década de 90, provavelmente de 1991. Curiosamente, numa altura em que existiam apenas dois canais televisivos em Portugal, pertencentes à própria RTP, num período em que a informação do canal público era tida como não tendo sempre necessária independência face ao poder político.
sexta-feira, 14 de março de 2008
Castrol GTX
quarta-feira, 12 de março de 2008
Tourtel "Pode-se beber até ao fim da noite"
segunda-feira, 10 de março de 2008
Renault 9 e 11 "Roulez à l'extraordinaire"
Numa atmosfera completamente hollywoodesca e com os protagonistas a dividirem com os carros o papel de heróis, a promoção simultânea aos emblemáticos modelos 9 e 11 da Renault, visando reforçar a ideia de fiabilidade das viaturas, mesmo em situações-limite.
sábado, 8 de março de 2008
Kellogg's Corn Flakes
Um spot que reúne uma série de elementos positivos: uma canção acústica que entra bem no ouvido, o produto associados ao acordar ao pequeno-almoço e que funciona como membro unificador de uma família.
quinta-feira, 6 de março de 2008
Clearasil face wash
terça-feira, 4 de março de 2008
Concurso ovos Kinder Surpresa
segunda-feira, 3 de março de 2008
Knorr "Tudo mais gostoso com caldos Knorr"
A evocação de uma certa tradição de organização familiar (a solenidade do primeiro jantar em casa da sogra, a partilha de informação sobre a lida doméstica exclusivamente no sexo feminino, enquanto o homem lambe os beiços) , com a capacidade culinária da sogra a ser atribuída aos caldos Knorr.
Velhos Anúncios
Apesar de não ser um entendido em publicidade, e de fazer parte da maioria das pessoas que faz zapping aquando dos anúncios televisivos, acho que ser indesmentível que a história da publicidade faz também um pouco parte das nossas memórias, constituindo sempre um motivo de interesse fazer o seu flashback. Olhar para anúncios de há alguns anos acaba quase por ser um exercício sociológico, ao olharmos para os valores vigentes de um determinado tempo ou ao constatarmos se seriam igualmente eficazes nos dias de hoje.
Uma recente disponibilização de meios técnicos (especial agradecimento ao Colaço, por me ter oferecido um velho mas eficiente videogravador de família), aliado à gravação dos programas certos na televisão via cabo, permitiu-me recolher para formato digital algumas coisas com mais de década e meia de existência, que, mesmo não sendo brilhantes em alguns casos, valem a pena ser revistas. É o caso dos anúncios publicitários, cujo interesse é, muitas vezes, proporcional aos anos que têm. A isto acrescem muitos vídeos avulsos de muitos cibernautas, que, recorrendo às actuais tecnologias, conseguiram colocar na Internet as imagens publicitárias de que já nos tínhamos esquecido.
O Velhos Anúncios não pretende ser um blogue de referência na blogoesfera dedicada à Publicidade e ao Marketing. O único intuito é o de concentrar anúncios que já não são transmitidos, essencialmente os que eu consegui encontrar, embora piscando o olho a outros que pululam nos serviços de alojamento de vídeos ou àqueles que, mesmo não tendo sido transmitidos em Portugal, justificam serem postados pela sua qualidade.