sexta-feira, 23 de maio de 2008

Rigorosamente Carlsberg



Gente jovem, movimento e diversão consubstanciados neste anúncio da Carlsberg, saído nos inícios dos anos 90.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

St. Petersburg "A new name, a new flame"



Na ressaca da queda do Muro de Berlim e, por inerência, do Bloco de Leste, surgiu a necessidade, no início dos anos 90, de dar uma nova imagem aos até então símbolos do comunismo. É o caso deste spot institucional, que visa dar a conhecer São Petersburgo, outrora Leninegrado.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Gelados Olá "Tão bons, tão bons!"



Custa olhar para este anúncio sem alguma consternação. Não pelo facto de os gelados deste tempo serem melhores que os de agora ou pela felicidade da criança que protagoniza o spot, mas por constatar que houve gelados que já custaram 1 escudo, apesar de o catálogo conter todo o tipo de sabores e preços para todas as bolsas. A Olá é uma marca que sempre foi acompanhando os tempos em matéria de anúncios e este não foge à regra.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Scalextric



Primeira abordagem aos anúncios vindos de Espanha, com o spot da pista de carros Scalextric, da década de 80. Não pelo produto em causa, pela imaginação nele posta ou por quaisquer elementos técnicos relevantes. O anúncio é postado pelo único facto de ter sido o único em que é dita uma única palavra, precisamente o nome do produto: Scalextric, repetido quatro vezes. Não há descrições, não há slogans, apenas uma música bem escolhida e uma voz que quase obriga o consumidor a dirigir-se à loja de brinquedos mais próxima.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Inscrições na Escola Superior de Polícia






Mais um vídeo da Publicidade Institucional, datado de 1991, desta vez apelando à inscrição de jovens para a Escola Superior de Polícia, para mais tarde ingressarem na PSP. O anúncio não é genial, mas também não suscita propriamente a galhofa, mesmo tantos anos depois. De enaltecer os níveis mínimos de altura: 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, que hoje são certamente mais altos, o que atesta o crescimento médio da população portuguesa.

domingo, 11 de maio de 2008

Isuzu Gemini "Dancing in Paris"




Recorrendo a boas manobras automobilísticas e com o cenário de Paris, devidamente acompanhado pela canção "Aux Champs Elysées", a Isuzu tenta recriar um cenário romântico em que dois veículos substituem duas pessoas. Pormenores como carros a passear ou a sair de estações de metro estarão certamente relacionados com o facto de o anúncio vir do Japão.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Black and Decker "Your right hand"





A Black & Decker é uma das poucas marcas que conseguiu associar-se de tal maneira a um produto, ao ponto de, muitas vezes, provocar a confusão entre um berbequim e um Black & Decker. Associações que existem nos casos das marcas Jeep, Tupperware ou Kispo. Esta confusão surge devido à fiabilidade do próprio produto e à confiança que inspira nos consumidores, como atesta o slogan "Your Right Hand" e as diversas aplicações que o objecto proporciona. Este anúncio foi originalmente concebido em Portugal, tendo sido premiado em Cannes em 1981.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Castelos de Portugal






Se é certo que quase todos os anúncios que aqui vão sendo colocados revelam uma óbvia distância temporal e de usos face à actualidade, nem sempre o mesmo período temporal acarta o mesmo nível de diferenças. Falar de detergentes de há 10 ou 15 anos não implica diferenças muito óbvias, mas quando se trata do mundo dos computadores a coisa muda de figura. É o caso do CD-ROM Castelos de Portugal, produzido pela então Fórum Estudante em 1996 - hoje Fórum - que foi dos primeiros produtos multimédia a ser concebido em terras lusas e o primeiro sobre a História de Portugal e que trazia argumentos interessantes para a época, embora vistos hoje talvez suscitem alguma ironia, nomeadamente os 20 minutos de vídeo.

domingo, 4 de maio de 2008

Jerky Treats





Sendo eu um tipo pouco entendido em comida para cães - bem como de alimentos para animais em geral - , acredito que existam umas marcas melhores do que outras, como supostamente esta Jerky Treats, com tiras de carne de vaca. A marca é oriunda dos Estados Unidos e o anúncio tem qualquer coisa de desenhos animados de comédia dos anos 50 ou 60 por aquelas bandas, rematando com um punchline de boa-educação para o cão.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Absolut Vodka "Absolut Treasure"






Recurso à visão de peixes no aquário, podendo igualmente ser válida a tese dos peixes em torno de um velho barco afundado no oceano. Este anúncio foi premiado em Cannes, no ano de 1991.

Template by:
Free Blog Templates