sexta-feira, 23 de maio de 2008

Rigorosamente Carlsberg



Gente jovem, movimento e diversão consubstanciados neste anúncio da Carlsberg, saído nos inícios dos anos 90.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

St. Petersburg "A new name, a new flame"



Na ressaca da queda do Muro de Berlim e, por inerência, do Bloco de Leste, surgiu a necessidade, no início dos anos 90, de dar uma nova imagem aos até então símbolos do comunismo. É o caso deste spot institucional, que visa dar a conhecer São Petersburgo, outrora Leninegrado.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Gelados Olá "Tão bons, tão bons!"



Custa olhar para este anúncio sem alguma consternação. Não pelo facto de os gelados deste tempo serem melhores que os de agora ou pela felicidade da criança que protagoniza o spot, mas por constatar que houve gelados que já custaram 1 escudo, apesar de o catálogo conter todo o tipo de sabores e preços para todas as bolsas. A Olá é uma marca que sempre foi acompanhando os tempos em matéria de anúncios e este não foge à regra.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Scalextric



Primeira abordagem aos anúncios vindos de Espanha, com o spot da pista de carros Scalextric, da década de 80. Não pelo produto em causa, pela imaginação nele posta ou por quaisquer elementos técnicos relevantes. O anúncio é postado pelo único facto de ter sido o único em que é dita uma única palavra, precisamente o nome do produto: Scalextric, repetido quatro vezes. Não há descrições, não há slogans, apenas uma música bem escolhida e uma voz que quase obriga o consumidor a dirigir-se à loja de brinquedos mais próxima.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Inscrições na Escola Superior de Polícia






Mais um vídeo da Publicidade Institucional, datado de 1991, desta vez apelando à inscrição de jovens para a Escola Superior de Polícia, para mais tarde ingressarem na PSP. O anúncio não é genial, mas também não suscita propriamente a galhofa, mesmo tantos anos depois. De enaltecer os níveis mínimos de altura: 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, que hoje são certamente mais altos, o que atesta o crescimento médio da população portuguesa.

domingo, 11 de maio de 2008

Isuzu Gemini "Dancing in Paris"




Recorrendo a boas manobras automobilísticas e com o cenário de Paris, devidamente acompanhado pela canção "Aux Champs Elysées", a Isuzu tenta recriar um cenário romântico em que dois veículos substituem duas pessoas. Pormenores como carros a passear ou a sair de estações de metro estarão certamente relacionados com o facto de o anúncio vir do Japão.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Black and Decker "Your right hand"





A Black & Decker é uma das poucas marcas que conseguiu associar-se de tal maneira a um produto, ao ponto de, muitas vezes, provocar a confusão entre um berbequim e um Black & Decker. Associações que existem nos casos das marcas Jeep, Tupperware ou Kispo. Esta confusão surge devido à fiabilidade do próprio produto e à confiança que inspira nos consumidores, como atesta o slogan "Your Right Hand" e as diversas aplicações que o objecto proporciona. Este anúncio foi originalmente concebido em Portugal, tendo sido premiado em Cannes em 1981.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Castelos de Portugal






Se é certo que quase todos os anúncios que aqui vão sendo colocados revelam uma óbvia distância temporal e de usos face à actualidade, nem sempre o mesmo período temporal acarta o mesmo nível de diferenças. Falar de detergentes de há 10 ou 15 anos não implica diferenças muito óbvias, mas quando se trata do mundo dos computadores a coisa muda de figura. É o caso do CD-ROM Castelos de Portugal, produzido pela então Fórum Estudante em 1996 - hoje Fórum - que foi dos primeiros produtos multimédia a ser concebido em terras lusas e o primeiro sobre a História de Portugal e que trazia argumentos interessantes para a época, embora vistos hoje talvez suscitem alguma ironia, nomeadamente os 20 minutos de vídeo.

domingo, 4 de maio de 2008

Jerky Treats





Sendo eu um tipo pouco entendido em comida para cães - bem como de alimentos para animais em geral - , acredito que existam umas marcas melhores do que outras, como supostamente esta Jerky Treats, com tiras de carne de vaca. A marca é oriunda dos Estados Unidos e o anúncio tem qualquer coisa de desenhos animados de comédia dos anos 50 ou 60 por aquelas bandas, rematando com um punchline de boa-educação para o cão.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Absolut Vodka "Absolut Treasure"






Recurso à visão de peixes no aquário, podendo igualmente ser válida a tese dos peixes em torno de um velho barco afundado no oceano. Este anúncio foi premiado em Cannes, no ano de 1991.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Sunil - promoção pérolas





Uma promoção do detergente Sunil dirigida às donas de casa, sob a égide das pérolas: não obstante a oferta de 170 mil pérolas, era dada a possibilidade de concorrer ao sorteio mensal de 10 colares de pérolas verdadeira. Mais uma pérola publicitária nacional, passe a redundância.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Chevrolet "Listen to the heartbeat of America"





A Chevrolet associa-se à imagem do american way of life, criando uma óbvia empatia entre a marca e os valores que associamos aos Estados Unidos da América. Se o mercado automóvel foi escapando aos poucos para a Ásia, tempos houve em que daquele país eram dados contributos relevantes para a indústria.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Maxell "I need to hear it on a Maxell"





Isto pode parecer um rude alerta para a inevitável passagem dos anos, mas é um facto que as cassetes de audio é um produto descontinuado há dois ou três anos, destino semelhante ao que terão as VHS dentro de poucos anos, o que dá um cariz especial a este anúncio da Maxell. Numa altura em que toda a música que ouvimos passa inevitavelmente por um suporte digital, sabe sempre bem recordar os dissabores que por vezes tínhamos quando as gravações não ficavam da melhor maneira, sendo que aqui a culpa é atribuída às marcas de cassetes que não a Maxell.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Super Bock "O que é que está a beber?"





Era com anúncios destinados essencialmente a um público mais jovem que a Super Bock ia ganhando na concorrência com a Sagres, um trabalho que hoje é recompensado, dado que é hoje a cerveja preferida na população abaixo dos 35 ou 40 anos. Este spot data de 1996, sendo Afonso Vilela o protagonista, numa altura em que ainda não protagonizava telenovelas na TVI, até porque não as havia.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Longa Vida - Zoo Milionário




Destinada a um público que já come iogurtes, esta campanha da Longa Vida visa essencialmente fidelizar, à custa de tampas de iogurtes com imagens de animais. Com recurso a essas imagens, criava-se uma espécie de Zoo, que poderia dar acesso a prémios. Não se sabe se seria uma bicicleta BMX, um calhamaço a que se chamaria PC, um skate ou uma viagem à Disneyland, até porque o anúncio não diz.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

National Ultra Alkaline




Primeira incursão pela velha escola nipónica dos anúncios televisivos, em que tudo parece assumir um carácter excessivo e simultaneamente cómico - convenhamos que o som de um japonês a debitar publicidade é algo com a sua piada, mesmo que o intuito não seja esse. Este anúncio a pilhas alcalinas National visa atestar a sua fiabilidade, recorrendo a um lutador de sumo sentado em cima de um comboio de brincar - lá está, o exagero - e reforçando ainda mais essa ideia quando duas crianças criam peso adicional sobre o dito comboio.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Volkswagen: If only everything in life was as reliable as a Volkswagen




Num cenário de ruptura, uma senhora na casa dos 30, aparentemente com uma boa vida, abandona o marido, a casa onde viveu, a aliança, o casaco de peles e outras mariquices. Em todo este cenário de catástrofe matrimonial, só se mantém fiel ao carro. Este anúncio, que data de finais de 80 ou princípios de 90, foi filmado no Reino Unido e a protagonista tem algumas parecenças físicas com a então Princesa Diana. Seria uma coincidência?

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ajax: promoção almofadas




Duas jovens donas-de-casa são a imagem de uma promoção dos detergentes Ajax - e atente-se na referência a um "cavaleiro branco", precisamente a cor mais associada a detergentes e demais produtos de limpeza - cujas provas de compra, acrescidas de 29$50, davam acesso a uma panóplia de almofadas.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Renova Class




Sob o slogan "O papel principal", Renova Class pretende adequar-se a todas as situações da vida, seja da vida quotidiana seja no campo dos afectos, como atesta o jogo de sedução cujo canal são objectos que fazem parte desta gama de produtos. Como bónus, o sorteio de carros com recurso às provas de compra, uma forma sempre expedita de promover a compra do produto.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Marie Claire




Bem antes de um certo universo masculino se apropriar da beleza feminina para a publicidade a publicações - leia-se as chamadas revistas masculinas - já as revistas femininas usavam esses modelos de beleza como forma de chamar a atenção das próprias mulheres, qualquer coisa como "Leiam-nos, para serem assim bonitas e divertidas!". É precisamente o caso deste animado anúncio da Marie Claire, que data de 1982.

Template by:
Free Blog Templates