Recorrendo ao trocadilho entre Train produto e a palavra inglesa, cães vão fazendo uma sinfonia acompanhando a passagem de um comboio.
segunda-feira, 30 de junho de 2008
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Vauxhall Nova - It's really something in the city
A Vauxhall foi, em tempos, a marca que a Opel desenvolvia para o mercado britânico, como atesta a semelhança entre este Nova e o Opel Corsa. Este anúncio dá a conhecer o seu carácter moderno e inovador, recorrendo à metáfora visual do carro a circular acima de todos os outros, com a banda sonora do eterno "La Bamba".
Etiquetas:
Automóveis,
Opel,
Vauxhall
terça-feira, 17 de junho de 2008
Mix FM
Nascida em 2000, no seio do grupo Media Capital, a Mix FM destinava-se a um mais cosmopolita e urbano público lisboeta. As músicas que se vão ouvindo - "I see you baby", "The time is now" - lançam um pequeno sentimento nostálgico face às canções que se ouviam na transição do milénio.
Etiquetas:
Comunicação Social,
Media Capital,
Mix FM,
Rádios
domingo, 15 de junho de 2008
Rexina - promoção suporta-sabonetes
Esta promoção de um suporta-sabonetes, oferecido aquando da compra de dois exemplares de sabonete Rexina, contém dois elementos interessantes de serem vistos nos dias de hoje: em primeiro lugar, a carga erótica do anúncio (destes anúncios a preto e branco, não se espere muito mais do que os ombros desnudados da senhora) bem como a extraordinária entoação do locutor, certamente um tipo de bigode curto e que nunca saía de casa sem o seu chapéu.
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Maxell "I need to hear it on a Maxell" (2)
Há algumas semanas, postei o primeiro dos anúncios da Maxell, no qual um fulano vai cantarolando sem saber ao certo a letra, bastando ouvir essa música numa Maxell para ter essa percepção. Numa altura em que vivemos sob a era do digital, não deixa de ter a sua piada recordar os tempos em que a qualidade da cassete realmente influenciava o resultado final. Este anúncio tem apenas um diferente protagonista e uma outra canção, o resto é igual.
Etiquetas:
Maxell,
Som e Imagem
terça-feira, 10 de junho de 2008
Novidades Maggi
Mais um anúncio alusivo ao tempo em que a condição feminina acabava por coincidir com o papel de dona-de-casa, o que facilitava o trabalho de quem tinha de conceber os anúncios. Como sucede neste anúncio da Maggi, em que uma jovem dá a conhecer a fórmula do "pague um, leve dois", que já tem várias décadas, como se percebe.
Etiquetas:
Alimentação,
Maggi,
Molhos e temperos
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Heibon-Sha, 'The Illustrated Guide to Animals'
Com recurso algo tão prosaico como as mãos (e, num ou outro caso, os braços) a representar diversos animais, acompanhado pelos seus sons típicos, um anúncio pleno de originalidade, provando que uma boa ideia é sempre uma boa ideia, mesmo sem grandes recursos técnicos. Este anúncio da enciclopédia Japonesa Heibon-Sha, (ou 'The Illustrated Guide to Animals') pode quase ser a versão nipónica do "Vá pelos seus dedos"
Etiquetas:
Livros
domingo, 1 de junho de 2008
Perrier - L'eau, l'air, la vie
Com base nos elementos água e ar, a Perrier tenta passar a mensagem de ser uma bebida capaz de contornar as leis da Natureza, como atesta o confronto vitorioso com o leão.
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Rigorosamente Carlsberg
Gente jovem, movimento e diversão consubstanciados neste anúncio da Carlsberg, saído nos inícios dos anos 90.
quarta-feira, 21 de maio de 2008
St. Petersburg "A new name, a new flame"
Na ressaca da queda do Muro de Berlim e, por inerência, do Bloco de Leste, surgiu a necessidade, no início dos anos 90, de dar uma nova imagem aos até então símbolos do comunismo. É o caso deste spot institucional, que visa dar a conhecer São Petersburgo, outrora Leninegrado.
Etiquetas:
Publicidade Institucional,
Rússia
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Gelados Olá "Tão bons, tão bons!"
Custa olhar para este anúncio sem alguma consternação. Não pelo facto de os gelados deste tempo serem melhores que os de agora ou pela felicidade da criança que protagoniza o spot, mas por constatar que houve gelados que já custaram 1 escudo, apesar de o catálogo conter todo o tipo de sabores e preços para todas as bolsas. A Olá é uma marca que sempre foi acompanhando os tempos em matéria de anúncios e este não foge à regra.
Etiquetas:
Alimentação,
Gelados,
Olá
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Scalextric
Primeira abordagem aos anúncios vindos de Espanha, com o spot da pista de carros Scalextric, da década de 80. Não pelo produto em causa, pela imaginação nele posta ou por quaisquer elementos técnicos relevantes. O anúncio é postado pelo único facto de ter sido o único em que é dita uma única palavra, precisamente o nome do produto: Scalextric, repetido quatro vezes. Não há descrições, não há slogans, apenas uma música bem escolhida e uma voz que quase obriga o consumidor a dirigir-se à loja de brinquedos mais próxima.
Etiquetas:
Brinquedos,
Scalextric
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Inscrições na Escola Superior de Polícia
Mais um vídeo da Publicidade Institucional, datado de 1991, desta vez apelando à inscrição de jovens para a Escola Superior de Polícia, para mais tarde ingressarem na PSP. O anúncio não é genial, mas também não suscita propriamente a galhofa, mesmo tantos anos depois. De enaltecer os níveis mínimos de altura: 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, que hoje são certamente mais altos, o que atesta o crescimento médio da população portuguesa.
Etiquetas:
PSP,
Publicidade Institucional
domingo, 11 de maio de 2008
Isuzu Gemini "Dancing in Paris"
Recorrendo a boas manobras automobilísticas e com o cenário de Paris, devidamente acompanhado pela canção "Aux Champs Elysées", a Isuzu tenta recriar um cenário romântico em que dois veículos substituem duas pessoas. Pormenores como carros a passear ou a sair de estações de metro estarão certamente relacionados com o facto de o anúncio vir do Japão.
Etiquetas:
Automóveis,
Isuzu
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Black and Decker "Your right hand"
A Black & Decker é uma das poucas marcas que conseguiu associar-se de tal maneira a um produto, ao ponto de, muitas vezes, provocar a confusão entre um berbequim e um Black & Decker. Associações que existem nos casos das marcas Jeep, Tupperware ou Kispo. Esta confusão surge devido à fiabilidade do próprio produto e à confiança que inspira nos consumidores, como atesta o slogan "Your Right Hand" e as diversas aplicações que o objecto proporciona. Este anúncio foi originalmente concebido em Portugal, tendo sido premiado em Cannes em 1981.
Etiquetas:
Black and Decker,
Bricolage
terça-feira, 6 de maio de 2008
Castelos de Portugal
Se é certo que quase todos os anúncios que aqui vão sendo colocados revelam uma óbvia distância temporal e de usos face à actualidade, nem sempre o mesmo período temporal acarta o mesmo nível de diferenças. Falar de detergentes de há 10 ou 15 anos não implica diferenças muito óbvias, mas quando se trata do mundo dos computadores a coisa muda de figura. É o caso do CD-ROM Castelos de Portugal, produzido pela então Fórum Estudante em 1996 - hoje Fórum - que foi dos primeiros produtos multimédia a ser concebido em terras lusas e o primeiro sobre a História de Portugal e que trazia argumentos interessantes para a época, embora vistos hoje talvez suscitem alguma ironia, nomeadamente os 20 minutos de vídeo.
Etiquetas:
Comunicação Social,
Fórum,
Multimédia
domingo, 4 de maio de 2008
Jerky Treats
Sendo eu um tipo pouco entendido em comida para cães - bem como de alimentos para animais em geral - , acredito que existam umas marcas melhores do que outras, como supostamente esta Jerky Treats, com tiras de carne de vaca. A marca é oriunda dos Estados Unidos e o anúncio tem qualquer coisa de desenhos animados de comédia dos anos 50 ou 60 por aquelas bandas, rematando com um punchline de boa-educação para o cão.
Etiquetas:
Comida para animais,
Jerky Treats
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Absolut Vodka "Absolut Treasure"
Recurso à visão de peixes no aquário, podendo igualmente ser válida a tese dos peixes em torno de um velho barco afundado no oceano. Este anúncio foi premiado em Cannes, no ano de 1991.
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Sunil - promoção pérolas
Uma promoção do detergente Sunil dirigida às donas de casa, sob a égide das pérolas: não obstante a oferta de 170 mil pérolas, era dada a possibilidade de concorrer ao sorteio mensal de 10 colares de pérolas verdadeira. Mais uma pérola publicitária nacional, passe a redundância.
Etiquetas:
Detergentes,
Sunil
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Chevrolet "Listen to the heartbeat of America"
A Chevrolet associa-se à imagem do american way of life, criando uma óbvia empatia entre a marca e os valores que associamos aos Estados Unidos da América. Se o mercado automóvel foi escapando aos poucos para a Ásia, tempos houve em que daquele país eram dados contributos relevantes para a indústria.
Etiquetas:
Automóveis,
Chevrolet
Subscrever:
Mensagens (Atom)