Se hoje em dia está em voga o "usa e deita fora" nos electrodomésticos, face ao seu baixo custo e custo de reparação pouco aliciante, há algumas décadas atrás a compra de um electrodoméstico era um verdadeiro acontecimento familiar. O entusiasmo desta família face à possibilidade de poder conseguir tantos equipamentos para a casa, ajudado por um certo exagero inerente ao anúncio, é bem ilustrativo de tempos que já lá vão.
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Castorama "On connait la musique"
Ao meu arquivo de filmes publicitários antigos vão chegando com alguma frequências certos anúncios em que há recurso a orquestras, certamente pelo que estas simbolizam em termos de simbiose de diferentes esforços. Possivelmente, a intenção inerente a este anúncio das lojas francesas Castorama, dedicadas à bricolage, onde há de tudo para todos os especialistas.
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Isuzu Impulse
O recurso a um óbvio exagero para mostrar a velocidade do Isuzu Impulse: mais do que 152 km/h, supostamente mais rápido do que uma bala.
Etiquetas:
Automóveis,
Isuzu
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Leite com chocolate Gress - Promoção Super Heróis
O mundo dos Super Heróis sempre foi um terreno fértil para o marketing associado aos produtos dirigidos ao público mais jovem, como sucede com esta promoção do leite com chocolate Gresso, que se associa aos heróis do mundo Marvel.
Etiquetas:
Alimentação,
Gresso,
Leite
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Marco na Rádio Cidade
Há cerca de oito anos, surgia em Portugal o Big Brother, programa que ultrapassou todas as expectativas e que até alterou as regras do jogo em relação ao meio televisivo. Um dos dados relevantes foi a histeria que se gerou em torno dos participantes da primeira edição, de que é exemplo a participação de Marco Borges no programa Radio Actividade, da Rádio Cidade. O programa teve poucas edições, mas foi bastante publicitado na TVI.
Etiquetas:
Media Capital,
Rádios
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Um Martini convida a viver
Voltando uns dois ou três anos atrás, é possível recordar o impacto do anúncio da Galp, em que uma jovem modelo polaco trazia às costas uma bilha de gás. A ideia em si era boa, mas o que chamou a atenção do público foi a forma como foi exposto o corpo da senhora em causa. A fórmula, como se pode ver com este anúncio completamente eighties, não é nova, já que este anúncio também entrou para a história e hoje, quem tem mais de 35 ou 40 anos, não terá muita dificuldade em lembrar-se da "menina dos patins" do anúncio do Martini. Um anúncio que faz bem a síntese do que é a bebida: com pretensões a ser requintada, mas com alguns tiques de barrasquice. Ainda assim, um marco na história dos anúncios.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Wrangler Jeans - America Now
Uma marca de Jeans oriunda dos EUA - o país onde esta peça de roupa foi criada - cânticos gospel a entoar durante todo o anúncio, o Stevie Wonder, uma igreja perdida algures num qualquer trajecto, um garanhão que vai buscar a sua dama. Haverá algum anúncio mais americanizado do que este?
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
MTV Ringtones - Vodafone
O fenómeno da venda de toques de telemóvel não é propriamente novo. O que tem piada é recordar este tipo de anúncios mas em que são enaltecidas as capacidades de emissão de toques de um Nokia 3310, que até dão para pôr meia dúzia de pessoas a dançar, como sucede nesta promoção de toques da MTV para a Vodafone. Este anúncio data do ano 2000. Oito anos de diferença, mas que já dão para um sorriso cúmplice.
Etiquetas:
MTV,
Telemóveis,
Vodafone
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Samsonite
Que as malas Samsonite são um produto de grande qualidade, embora caro, não é novidade para ninguém. Este anúncio reforça a tese de fiabilidade e resistência que lhes está associada, recorrendo a um número de sapateado.
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Video Philips
Mais um anúncio vindo do lado de lá da fronteira, dando a conhecer as potencialidades do videogravador da Philips, com algumas novidades, uma das quais a sua altura - apenas 8 cm - o que não deixa de ter alguma piada aos olhos de hoje.
Etiquetas:
Electrónica,
Philips,
Videos
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Smiths Crisps
De alimentos que falam também se faz a história dos anúncios televisivos, embora nem todos sejam muito verosímeis, como aquele do camarão a interceder junto do telespectador para que o vá buscar. Este anúncio da Smiths Crisps insere-se na mesma lógica, com as batatas a terem uma voz na matéria.
Etiquetas:
Alimentação,
Aperitivos e Snacks,
Smiths Crisps
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Recenseamento Eleitoral de Emigrantes - 1991
Para o post número 50 do Velhos Anúncios, mais uma memória da publicidade institucional portuguesa. Este anúncio, datado de 1991, destinava-se a divulgar o recenseamento eleitoral pelos emigrantes portugueses que entretanto regressavam ao seu país. O objectivo parecia pertinente, mas o anúncio parece quase uma paródia à condição do emigrante, não só pela total escassez de meios (que o tornam numa produção institucional série B), mas também por deitar completamente por terra a ideia de que o emigrante regressava a Portugal em condições melhores do que aquelas em que partia. Convenhamos que um Renault 9 (e parto do princípio que o modelo é este, o meu conhecimento sobre automóveis não dá para muito mais) com duas ou três malas é bastante pouco para quem terá passado tantos anos em França. Para além disso, fomenta também o estereótipo do excesso de tempo associado à vida nas aldeias, pois esta família, mal chega, tem logo um grupo de pessoas parado à porta de casa à espera do regresso do malfadado Renault 9. Não existindo telemóveis em 1991, seria difícil que este grupo de aldeões soubesse com precisão a hora exacta da chegada. Ainda assim, uma boa recordação.
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Decathlon - A fond la forme
A exaltação das qualidades do bom desportista, que faz uso das suas capacidades até no meio da selva. Um momento de originalidade proporcionado pela Decathlon.
sexta-feira, 18 de julho de 2008
TV2: a outra TV
O segundo canal da RTP já foi alvo das mais diversas reformulações, não só ao nível da programação e enquadramento no serviço público de televisão, como também ao nível do seu próprio nome. Este anúncio do início da década de 90 mostra mais uma das reformulações de que foi alvo, com a adopção da designação TV2, o que justifica este anúncio que recorre à clássica cena de uma maternidade.
Etiquetas:
Comunicação Social,
RTP
terça-feira, 15 de julho de 2008
Vinhos Vice-Rei - Prestígio e qualidade
Com um leque de oferta de quatro vinhos, uma corrida em que todos são vencedores, provando a qualidade dos Vinhos Vice-Rei. Um anúncio que remete automaticamente para o cenário de feira popular e para os incansáveis relatos de corridas nas mais diversas bancas.
domingo, 13 de julho de 2008
Supershell Plus
O surgimento de novidades implica sempre um esforço no que diz respeito ao combate a certas ideias erradas, como sucedeu com os combustíveis mais amigos do ambiente. Como atesta este anúncio, havia necessidade de demonstrar que a utilização desta gasolina - neste caso, a Supershell Plus - não implicava problemas no desempenho do carro. Aqui, com o pequeno bónus de até pôr um Citroen 2CV a voar.
Etiquetas:
Combustíveis e lubrificantes,
Shell
domingo, 6 de julho de 2008
Super Bock Super Rock 1995
O início do fenómeno dos festivais de Verão em Portugal, feitos de forma contínua ao longo dos anos, tal como hoje os conhecemos. A Super Bock tomou a iniciativa de usar o próprio nome para um festival, o que se mantém até aos dias de hoje.
Etiquetas:
Bebidas,
cerveja,
Música,
Super Bock
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Gaines Gravy Train
Recorrendo ao trocadilho entre Train produto e a palavra inglesa, cães vão fazendo uma sinfonia acompanhando a passagem de um comboio.
Etiquetas:
Comida para animais
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Vauxhall Nova - It's really something in the city
A Vauxhall foi, em tempos, a marca que a Opel desenvolvia para o mercado britânico, como atesta a semelhança entre este Nova e o Opel Corsa. Este anúncio dá a conhecer o seu carácter moderno e inovador, recorrendo à metáfora visual do carro a circular acima de todos os outros, com a banda sonora do eterno "La Bamba".
Etiquetas:
Automóveis,
Opel,
Vauxhall
terça-feira, 17 de junho de 2008
Mix FM
Nascida em 2000, no seio do grupo Media Capital, a Mix FM destinava-se a um mais cosmopolita e urbano público lisboeta. As músicas que se vão ouvindo - "I see you baby", "The time is now" - lançam um pequeno sentimento nostálgico face às canções que se ouviam na transição do milénio.
Etiquetas:
Comunicação Social,
Media Capital,
Mix FM,
Rádios
Subscrever:
Mensagens (Atom)