segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Água do Luso - Tão natural como a sua sede



O slogan "Tão natural como a sua sede" aplicado à Água do Luso tem tanto de eficaz - afinal de contas, o que se pretende de uma água engarrafada é que seja algo absolutamente natural, como sucede com a nossa sede - como de facilmente associável à marca. Um produto que também teve o mérito de colocar o topónimo Luso no mapa, um pouco como sucede com outras marcas de água engarrafada.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Exin Basket



Vindo de Espanha, um anúncio do Exin Basket, o brinquedo possível para todos quantos queriam jogar basquetebol nos mesmos moldes de um Subuteo ou futebol de mesa, obviamente com uma maior complexidade face ao tipo de jogo de que se tratava. Não tendo sido um fenómeno de vendas por cá, fará certamente parte das memórias de muitas pessoas.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Volkswagen Golf



O carácter económico do veículo Volskwagen Golf, num anúncio protagonizado por Luís Aleluia, quem sabe no tempo em que ele próprio não tinha grande estatuto. Ao ponto de a voz utilizada ser a de outro locutor.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

British Caledonian - We never forget you have a choice



Apesar das inúmeras comodidades dadas por outras companhias aéreas e, por inerência, por hospedeiras de bordo de outras nacionalidades, o velho apelo britânico à prata da casa neste anúncio da companhia British Caledonian.

domingo, 14 de setembro de 2008

Super Disco



Durante as décadas de 80 e 90, as compilações de hits surgiam inevitavelmente em momentos nevrálgicos, fosse no início do Verão ou no período de Natal. Como seria de esperar de discos com êxitos de um determinado momento, essas compilações tinham vida curta embora conseguissem bons resultados de vendas. É o caso deste Super Disco, lançado em 1990, que reuniu alguns dos temas que marcaram esse ano, como "Enjoy the Silence" dos Depeche Mode. Chamo também a atenção para o facto de ter sido lançado em quatro suportes: o vinil que começava a dar lugar ao CD, a k7 audio e a k7 vídeo, trunfo importante numa altura em que o acesso aos videoclips era particularmente complicado por estas bandas.

sábado, 6 de setembro de 2008

Conta Azul do Barclays Bank



Há algumas décadas atrás, quem comprasse casa estava bastante condicionado pelos juros elevadíssimos cobrados pelos bancos. No entanto, esses juros eram compensadores para quem poderia deixar dinheiro de lado e colocá-lo numa conta a prazo, uma opção que possibilitava juros acima dos 10%. É o caso desta Conta Azul do Barclays Bank, com juros líquidos de 14%. Números bem distantes do que se verifica hoje em dia, para o bem e para o mal.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Novis



Em 2001 começava a liberalização do mercado do telefone fixo e, nos finais de 2000, as empresas que desejavam ir buscar clientes à Portugal Telecom começavam a seduzir os consumidores com melhores tarifários. Como sucede com este anúncio da Novis, com promessa de preços mais baixos.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Panolux


Uma vasta gama de mobiliário resistente às mais variadas agressões, como convém para equipamentos destinados a hotéis e restaurantes. Um anúncio com um óbvio fascínio retro: as cores brilhantes, a senhora a fumar, a locução ou os móveis que nos lembramos de já ter visto nalgum lado.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Omo progressivo - Avalanche de prémios


Se hoje em dia está em voga o "usa e deita fora" nos electrodomésticos, face ao seu baixo custo e custo de reparação pouco aliciante, há algumas décadas atrás a compra de um electrodoméstico era um verdadeiro acontecimento familiar. O entusiasmo desta família face à possibilidade de poder conseguir tantos equipamentos para a casa, ajudado por um certo exagero inerente ao anúncio, é bem ilustrativo de tempos que já lá vão.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Castorama "On connait la musique"


Ao meu arquivo de filmes publicitários antigos vão chegando com alguma frequências certos anúncios em que há recurso a orquestras, certamente pelo que estas simbolizam em termos de simbiose de diferentes esforços. Possivelmente, a intenção inerente a este anúncio das lojas francesas Castorama, dedicadas à bricolage, onde há de tudo para todos os especialistas.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Isuzu Impulse


O recurso a um óbvio exagero para mostrar a velocidade do Isuzu Impulse: mais do que 152 km/h, supostamente mais rápido do que uma bala.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Leite com chocolate Gress - Promoção Super Heróis


O mundo dos Super Heróis sempre foi um terreno fértil para o marketing associado aos produtos dirigidos ao público mais jovem, como sucede com esta promoção do leite com chocolate Gresso, que se associa aos heróis do mundo Marvel.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Marco na Rádio Cidade


Há cerca de oito anos, surgia em Portugal o Big Brother, programa que ultrapassou todas as expectativas e que até alterou as regras do jogo em relação ao meio televisivo. Um dos dados relevantes foi a histeria que se gerou em torno dos participantes da primeira edição, de que é exemplo a participação de Marco Borges no programa Radio Actividade, da Rádio Cidade. O programa teve poucas edições, mas foi bastante publicitado na TVI.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Um Martini convida a viver


Voltando uns dois ou três anos atrás, é possível recordar o impacto do anúncio da Galp, em que uma jovem modelo polaco trazia às costas uma bilha de gás. A ideia em si era boa, mas o que chamou a atenção do público foi a forma como foi exposto o corpo da senhora em causa. A fórmula, como se pode ver com este anúncio completamente eighties, não é nova, já que este anúncio também entrou para a história e hoje, quem tem mais de 35 ou 40 anos, não terá muita dificuldade em lembrar-se da "menina dos patins" do anúncio do Martini. Um anúncio que faz bem a síntese do que é a bebida: com pretensões a ser requintada, mas com alguns tiques de barrasquice. Ainda assim, um marco na história dos anúncios.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Wrangler Jeans - America Now


Uma marca de Jeans oriunda dos EUA - o país onde esta peça de roupa foi criada - cânticos gospel a entoar durante todo o anúncio, o Stevie Wonder, uma igreja perdida algures num qualquer trajecto, um garanhão que vai buscar a sua dama. Haverá algum anúncio mais americanizado do que este?

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

MTV Ringtones - Vodafone


O fenómeno da venda de toques de telemóvel não é propriamente novo. O que tem piada é recordar este tipo de anúncios mas em que são enaltecidas as capacidades de emissão de toques de um Nokia 3310, que até dão para pôr meia dúzia de pessoas a dançar, como sucede nesta promoção de toques da MTV para a Vodafone. Este anúncio data do ano 2000. Oito anos de diferença, mas que já dão para um sorriso cúmplice.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Samsonite


Que as malas Samsonite são um produto de grande qualidade, embora caro, não é novidade para ninguém. Este anúncio reforça a tese de fiabilidade e resistência que lhes está associada, recorrendo a um número de sapateado.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Video Philips


Mais um anúncio vindo do lado de lá da fronteira, dando a conhecer as potencialidades do videogravador da Philips, com algumas novidades, uma das quais a sua altura - apenas 8 cm - o que não deixa de ter alguma piada aos olhos de hoje.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Smiths Crisps


De alimentos que falam também se faz a história dos anúncios televisivos, embora nem todos sejam muito verosímeis, como aquele do camarão a interceder junto do telespectador para que o vá buscar. Este anúncio da Smiths Crisps insere-se na mesma lógica, com as batatas a terem uma voz na matéria.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Recenseamento Eleitoral de Emigrantes - 1991


Para o post número 50 do Velhos Anúncios, mais uma memória da publicidade institucional portuguesa. Este anúncio, datado de 1991, destinava-se a divulgar o recenseamento eleitoral pelos emigrantes portugueses que entretanto regressavam ao seu país. O objectivo parecia pertinente, mas o anúncio parece quase uma paródia à condição do emigrante, não só pela total escassez de meios (que o tornam numa produção institucional série B), mas também por deitar completamente por terra a ideia de que o emigrante regressava a Portugal em condições melhores do que aquelas em que partia. Convenhamos que um Renault 9 (e parto do princípio que o modelo é este, o meu conhecimento sobre automóveis não dá para muito mais) com duas ou três malas é bastante pouco para quem terá passado tantos anos em França. Para além disso, fomenta também o estereótipo do excesso de tempo associado à vida nas aldeias, pois esta família, mal chega, tem logo um grupo de pessoas parado à porta de casa à espera do regresso do malfadado Renault 9. Não existindo telemóveis em 1991, seria difícil que este grupo de aldeões soubesse com precisão a hora exacta da chegada. Ainda assim, uma boa recordação.

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