domingo, 24 de maio de 2009

Audi


Como com um simples clip e uma caixa de fósforos se mostra um sistema então inovador para evitar o impacto em situações de acidente.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Refrescos Royal - Miss Royal


Com este anúncio, a Royal mostrava a figura da Miss Royal, destinada a inspeccionar os lares portugueses para encontrar donas-de-casa cujo lar estivesse bem apetrechado de saquetas destes sumos que estariam certamente nos antípodas daquilo que realmente desejavam dar aos seus petizes. Ainda assim, os dois frigoríficos a serem sorteados diariamente talvez pusessem as donas-de-casa a pensar.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Yorn sem cheta


Mais um anúncio da Yorn na transição do milénio. A 13 de Maio, nada como um anúncio em que se associa a virtude da oração ao reforço do saldo do telemóvel. Mais um improviso made in carrinha no Chiado.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Yorn - SMS a 4 cêntimos


Enquanto "filho rebelde" da Vodafone, a Yorn tentou sempre caminhos pouco ortodoxos para aumentar a notoriedade, quando surgiu na transição do milénio. Os anúncios filmados de improviso na carrinha montada no Chiado para o efeito compensavam a falta de planificação com a espontaneidade e alguém com um pouco mais de imaginação mais tarde pegaria nas personagens que se propunham a aparecer na televisão com um fundo vermelho por trás. De outra forma, seria difícil a rapariga com voz meio esganiçada aparecer num anúncio, com o lado irónico de o fazer para uma rede telemóveis.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Vidal Sasson - Lava e pronto


O aparecimento no mercado dos famosos "2 em 1", que combinavam a função de shampô e amaciador, suscitou algum furor na transição da década 80 para 90, coisa que foi desaparecendo ao longo dos anos, face à percepção de que o produto talvez não fosse o melhor para o cabelo. Este 2 em 1 da Vidal Sasson - paradoxalmente, o nome de um cabeleireiro famoso que deu o seu nome à marca - mostra o lado mais prático da coisa, com recurso ao velho clichê da mulher simultaneamente activa e preocupada com a imagem, mas sem tempo a perder com coisas desnecessárias.

sábado, 25 de abril de 2009

Renault Espace


Anúncio que elogia as extraordinárias capacidades do Renault Espace, nem que para isso tenha de ir buscar todas as características normalmente associadas a ... um comboio.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

BPI Net


A transição do milénio e a disseminação da Internet obrigavam os bancos a começar a apostar no netbanking e a divulgar o conceito pelo público. Foi o que fez o BPI com este anúncio, ainda que recorrendo a uma imagem - Fernanda Serrano sozinha numa cama de casal - que pouco teria a ver com bancos ou com Internet.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Gazcidla


Uma velha referência da cultura popular associada ao consumo energético. Nem de propósito, com uma campanha associada aos Santos Populares.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Nova Rede - um carro por semana


Nascida na transição da década de 80 para 90, a Nova Rede visava dar uma sapatada no sempre sensaborão mercado dos bancos. O grafismo, a forma como as agências estavam desenhadas e algumas tecnologias então inovadoras (como a maquineta pela qual era obrigatório passar o cartão multibanco) ajudavam a essa ideia de novidade.

domingo, 5 de abril de 2009

Timex data link


Um curioso software da Timex, que permitia a transmissão de informação do computador para um relógio sem recurso a cabos. Uma espécie de bluetooth mas muito incipiente. Nada mau, dado falarmos de meados dos anos 90, em que os telemóveis ou a Internet estavam longe de estar difundidos.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Recrutamento TV Cabo


Uma empresa em plena expansão - a que o quase monopólio de que gozava em 2004 não seria alheio - acenava com um futuro risonho para o espectador que estaria desempregado ou com perspectivas de melhorar de vida. Desconhece-se o impacto desta campanha, mas foi certamente uma forma expedita de poupar em anúncios de emprego na Internet.

quarta-feira, 25 de março de 2009

TVE: para todos los publicos (2)


Sequela do último anúncio postado, com uma criança a ser abandonada pelo seu cão face à excessiva importância que dá à televisão.

sexta-feira, 20 de março de 2009

TVE: para todos los publicos


Campanha da TVE destinada a promover um consumo mais racional da televisão, usando para isto uma criança absorvida pelo poder da caixa mágica, nos finais dos anos 80.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Mobil - um carro por semana


Ainda que com uma forte presença no mercado da venda dos combustíveis, a Mobil ia tentando fazer pela vida ao fidelizar clientela com o sorteio semanal de um automóvel.

domingo, 1 de março de 2009

Alitalia - Voa para Itália e para todo o Mundo


No dia em que este blogue assinala o seu primeiro aniversário, recordação de um anúncio da Alitalia de 1967. Numa altura em que uma viagem de avião - mesmo para um qualquer capital europeia - custaria certamente mais do que qualquer português auferia mensalmente e em que uma viagem de avião era um luxo e não algo mais ou menos enraizado na cultura popular como sucede hoje, um anúncio bem conseguido e figura de proa nos célebres Cannes Lions naquele ano. Um verdadeiro anúncio vintage quando visto nos dias de hoje.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Peugeot 505: no one else feels like it


A utilização da ideia dos franceses enquanto verdadeiras máquinas na cama como ponto de partida para valorizar a qualidade dos automóveis Peugeot, também eles vindos de França.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Pegamonstros


Muitos são os produtos em que o consumidor acaba por ser convencido a comprar mais pelo valor acrescentado do que o próprio produto. A Matutano sempre primou pelos brindes que vinham dentro dos seus pacotes, como atestam estes Pegamonstros.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Amukina



Primeiro anúncio televisivo do Amukina, há cinco anos atrás. O argumento do "sabe-se lá quem andou a mexer na fruta/legumes" a servir de mote para a necessidade de precaver a nossa saúde contra os perigos exteriores.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Conta remunerada BCI



Juros altos foram, durante muito tempo, uma barreira considerável para quem se preparava para comprar casa - a célebre "entrada para a casa" era uma forma de tentar contornar, dentro do possível, esta barreira - mas significavam também elevados rendimentos para quem tinha dinheiro no banco. Juros a 15% como o desta Conta Remunerada BCI soam a anacrónico nos dias de hoje, mas nada de especialmente relevante em tempos em que bancos como o próprio BCI... ainda existiam.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Bendix



Enquanto electrodoméstico, as máquinas de lavar sempre se caracterizaram pelo valente barulho, algo que não mudou muito até aos dias de hoje. Ainda assim, a Bendix achou por bem anunciar máquinas silenciosas e metendo ao barulho o incontornável detergente recomendado pela marca.

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