O aparecimento no mercado dos famosos "2 em 1", que combinavam a função de shampô e amaciador, suscitou algum furor na transição da década 80 para 90, coisa que foi desaparecendo ao longo dos anos, face à percepção de que o produto talvez não fosse o melhor para o cabelo. Este 2 em 1 da Vidal Sasson - paradoxalmente, o nome de um cabeleireiro famoso que deu o seu nome à marca - mostra o lado mais prático da coisa, com recurso ao velho clichê da mulher simultaneamente activa e preocupada com a imagem, mas sem tempo a perder com coisas desnecessárias.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
sábado, 25 de abril de 2009
Renault Espace
Anúncio que elogia as extraordinárias capacidades do Renault Espace, nem que para isso tenha de ir buscar todas as características normalmente associadas a ... um comboio.
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segunda-feira, 20 de abril de 2009
BPI Net
A transição do milénio e a disseminação da Internet obrigavam os bancos a começar a apostar no netbanking e a divulgar o conceito pelo público. Foi o que fez o BPI com este anúncio, ainda que recorrendo a uma imagem - Fernanda Serrano sozinha numa cama de casal - que pouco teria a ver com bancos ou com Internet.
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Gazcidla
Uma velha referência da cultura popular associada ao consumo energético. Nem de propósito, com uma campanha associada aos Santos Populares.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Nova Rede - um carro por semana
Nascida na transição da década de 80 para 90, a Nova Rede visava dar uma sapatada no sempre sensaborão mercado dos bancos. O grafismo, a forma como as agências estavam desenhadas e algumas tecnologias então inovadoras (como a maquineta pela qual era obrigatório passar o cartão multibanco) ajudavam a essa ideia de novidade.
domingo, 5 de abril de 2009
Timex data link
Um curioso software da Timex, que permitia a transmissão de informação do computador para um relógio sem recurso a cabos. Uma espécie de bluetooth mas muito incipiente. Nada mau, dado falarmos de meados dos anos 90, em que os telemóveis ou a Internet estavam longe de estar difundidos.
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segunda-feira, 30 de março de 2009
Recrutamento TV Cabo
Uma empresa em plena expansão - a que o quase monopólio de que gozava em 2004 não seria alheio - acenava com um futuro risonho para o espectador que estaria desempregado ou com perspectivas de melhorar de vida. Desconhece-se o impacto desta campanha, mas foi certamente uma forma expedita de poupar em anúncios de emprego na Internet.
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quarta-feira, 25 de março de 2009
TVE: para todos los publicos (2)
Sequela do último anúncio postado, com uma criança a ser abandonada pelo seu cão face à excessiva importância que dá à televisão.
sexta-feira, 20 de março de 2009
TVE: para todos los publicos
Campanha da TVE destinada a promover um consumo mais racional da televisão, usando para isto uma criança absorvida pelo poder da caixa mágica, nos finais dos anos 80.
segunda-feira, 9 de março de 2009
Mobil - um carro por semana
Ainda que com uma forte presença no mercado da venda dos combustíveis, a Mobil ia tentando fazer pela vida ao fidelizar clientela com o sorteio semanal de um automóvel.
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domingo, 1 de março de 2009
Alitalia - Voa para Itália e para todo o Mundo
No dia em que este blogue assinala o seu primeiro aniversário, recordação de um anúncio da Alitalia de 1967. Numa altura em que uma viagem de avião - mesmo para um qualquer capital europeia - custaria certamente mais do que qualquer português auferia mensalmente e em que uma viagem de avião era um luxo e não algo mais ou menos enraizado na cultura popular como sucede hoje, um anúncio bem conseguido e figura de proa nos célebres Cannes Lions naquele ano. Um verdadeiro anúncio vintage quando visto nos dias de hoje.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Peugeot 505: no one else feels like it
A utilização da ideia dos franceses enquanto verdadeiras máquinas na cama como ponto de partida para valorizar a qualidade dos automóveis Peugeot, também eles vindos de França.
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sábado, 21 de fevereiro de 2009
Pegamonstros
Muitos são os produtos em que o consumidor acaba por ser convencido a comprar mais pelo valor acrescentado do que o próprio produto. A Matutano sempre primou pelos brindes que vinham dentro dos seus pacotes, como atestam estes Pegamonstros.
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domingo, 15 de fevereiro de 2009
Amukina
Primeiro anúncio televisivo do Amukina, há cinco anos atrás. O argumento do "sabe-se lá quem andou a mexer na fruta/legumes" a servir de mote para a necessidade de precaver a nossa saúde contra os perigos exteriores.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Conta remunerada BCI
Juros altos foram, durante muito tempo, uma barreira considerável para quem se preparava para comprar casa - a célebre "entrada para a casa" era uma forma de tentar contornar, dentro do possível, esta barreira - mas significavam também elevados rendimentos para quem tinha dinheiro no banco. Juros a 15% como o desta Conta Remunerada BCI soam a anacrónico nos dias de hoje, mas nada de especialmente relevante em tempos em que bancos como o próprio BCI... ainda existiam.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Bendix
Enquanto electrodoméstico, as máquinas de lavar sempre se caracterizaram pelo valente barulho, algo que não mudou muito até aos dias de hoje. Ainda assim, a Bendix achou por bem anunciar máquinas silenciosas e metendo ao barulho o incontornável detergente recomendado pela marca.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Super Rock in Lisbon 2003
Uma espécie de Dream Team do Metal, talvez a tentar recuperar trazer para o Estádio de Alvalade o espírito de um dia de Festival de Verão. Ainda assim, o Super Rock in Lisbon não se repetiu depois de 2003 nestes moldes.
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terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Semana da Habitação Lisboa 92
O regresso à boa publicidade institucional feita em Portugal. Esta Semana da Habitação Lisboa 92 visava, muito provavelmente, dar a conhecer o trabalho feito pela autarquia no realojamento de quem na altura vivia em más condições. Muito embora as habitações sociais nunca tenham primado pela estética, o anúncio conseguiu fazer bem a antítese entre o antes e o depois das famílias realojadas.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Arroz Cigala
Com o slogan "Está na nossa natureza", o arroz Cigala tenta associar-se aos grandes esforços da natureza humana, nomeadamente à canoagem.
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quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Concurso WC Pato
Um nome que, embora possa parecer um pouco bizarro, teve o condão de entrar na cabeça dos consumidores. De qualquer forma, a WC Pato foi ganhando notoriedade com o tempo e promoções como esta, em que é sorteada uma nova casa-de-banho, ajudou a cimentar a fama de amigo dos WC dos consumidores.
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