terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Omo - oferta de meias
Etiquetas:
Detergentes,
Omo
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Ford Fiesta - Um milhão de carros vendidos
Etiquetas:
Automóveis,
Ford
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Pasta Barilla
Etiquetas:
Alimentação,
Barilla,
Massas
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
BES - Sorteio de Natal
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Planta (2)
Etiquetas:
Alimentação,
Manteigas e Margarinas,
Planta
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Planta
Etiquetas:
Alimentação,
Manteigas e Margarinas,
Planta
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Super Bock
Etiquetas:
Bebidas,
cerveja,
Super Bock
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Dimension 2 em 1
sábado, 14 de novembro de 2009
Playstation 2 (bambi)
Etiquetas:
Consolas e videojogos,
Playstation
domingo, 8 de novembro de 2009
Coca-Cola (bebe-se pela garrafa)
sábado, 31 de outubro de 2009
Fiat Uno
Etiquetas:
Automóveis,
Fiat
domingo, 25 de outubro de 2009
Limara
Etiquetas:
Limara,
Perfumaria e cosmética
domingo, 18 de outubro de 2009
Yorn Power
Etiquetas:
Telemóveis,
Vodafone,
Yorn
domingo, 11 de outubro de 2009
Sunsilk
domingo, 4 de outubro de 2009
Gas Natural
Etiquetas:
Galp,
Galp Energia,
Gás
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Noite 100% publicidade (2003)
Etiquetas:
Espectáculos,
Noite da publicidade
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Lancia Delta HF
Etiquetas:
Automóveis,
Lancia
domingo, 20 de setembro de 2009
Fiat Seicento - Activa a circulação
Anúncio ao Fiat Seicento, com a participação de Michael Schumacher ao volante de um F1, enaltecendo as capacidades do veículo para o trânsito urbano, a fazer lembrar o velho episódio numa campanha eleitoral - já que o período até é propício a isso - do burro e do Ferrari a subir a Calçada de Carriche em hora de ponta.
Etiquetas:
Automóveis,
Fiat
domingo, 30 de agosto de 2009
Skip
Dizem os estudiosos do Marketing que a principal razão que leva os consumidores a comprar detergentes Skip se deve ao facto de este ser o produto que as próprias mães já compravam. Este anúncio, de 1974, dá conta da eficácia da mensagem passada para o consumidor: uma marca para donas de casa preocupadas em preservar a qualidade da roupa da família, sem desguarnecer o facto de ser importante preservar o estado da máquina de lavar roupa, já que não é descurado o facto de a marca ser recomendada pelos principais fabricantes de máquinas de levar.
Este blogue vai de férias durante três semanas. Até lá!
Etiquetas:
Detergentes,
Skip
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Ford Fiesta Hit
Etiquetas:
Automóveis,
Ford
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Volvo - a car you can believe in
Etiquetas:
Automóveis,
Volvo
domingo, 16 de agosto de 2009
Rigorosamente Carlsberg
Um velho clássico dos anúncios a cervejas, com a associação entre a performance e a qualidade de uma orquestra e de uma cerveja, neste caso da Carlsberg, tudo num ambiente algo épico.
domingo, 9 de agosto de 2009
AMI - Ser voluntário
O Livro "Nós", publicado pela AMI, no âmbito da campanha Ser Voluntário, integrava-se num conjunto de acções daquela organização para aumentar a participação dos cidadãos.
Etiquetas:
AMI
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Camel "El Sabor de la aventura"
Os clichês cinematográficos associados à aventura - um jipe, uma ponte em mau estado, um tipo com sangue na guelra suficiente para não se assustar com a adversidade - devidamente compensados com uma cigarrada de Camel no final.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Mimosa Zoo
É discutível a eficácia da imagem de uma criança com uma tromba de elefante - versão juvenil do homem elefante ? - com listas de zebra ou com cabelo à David Luís, neste caso associado a um leão. Ainda assim, era a forma da Mimosa promover o seu leite achocolatado Mimosa Zoo junto da criançada.
Etiquetas:
Alimentação,
Leite,
Mimosa
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Netcabo Speed Light
Por 22,50€ pode hoje ter-se uma ligação ADSL com telefone já incluído, a uma velocidade simpática. Bem diferente de em 2004, em que a Netcabo se orgulhava do Speed Light, que proporcionava pelos mesmos 22,50 € o singelo número de 10 horas de navegação na Internet.
Etiquetas:
Informática,
Netcabo,
Telecomunicações,
TV Cabo,
Zon
domingo, 12 de julho de 2009
Julio Iglesias - concertos em Portugal 1991
Não se pense que só agora o Verão parece propício a concertos de cantores românticos. Já há quase duas décadas atrás, aproveitando o balanço do Verão e a rentrée que entretanto começava, os promotores apostavam em dois concertos de Julio Iglesias em Portugal, então uma aposta segura em termos de bilheteira, como atesta o facto de terem sido escolhidos dois estádios. O concerto era patrocinado pelo Banco Bilbao Viscaya, ainda sem terminar com o "Argentaria" ou com sigla BBVA, como hoje conhecemos.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Suntory Old
Um anúncio sem diálogos, mas no qual o silêncio ajuda obviamente a criar uma certa envolvência deste whisky velho Suntory.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Renault Super 5
Festa, Carnaval e folia, tudo para assinalar uma promoção do Renault Super 5, com ofertas que hoje parecem algo descabidas mas que valiam bem a pena há 20 anos atrás.
Etiquetas:
Automóveis,
Renault
domingo, 21 de junho de 2009
Galp Energia
Mais um exemplo das empresas que dão a conhecer novas marcas, neste caso da Galp Energia, criada pela Petrogal e GDP. Como sempre, marcas criadas em função do supremo interesse do consumidor. Realce para a presença de Helena Coelho, ainda antes de se tornar figura pública, dado este anúncio ser de 2002.
Etiquetas:
Galp,
Galp Energia
domingo, 14 de junho de 2009
Sanyo
Anúncio publicitário espanhol que dá a conhecer todas as novidades electrónicas da Sanyo: televisores, câmaras de vídeo e VHS. Tudo obviamente demasiado grandes quando comparado com os equipamentos que se seguiram, mas com o mérito de suscitar a vontade de comprar.
Etiquetas:
Sanyo,
Som e Imagem
domingo, 24 de maio de 2009
Audi
Como com um simples clip e uma caixa de fósforos se mostra um sistema então inovador para evitar o impacto em situações de acidente.
Etiquetas:
Audi,
Automóveis
terça-feira, 19 de maio de 2009
Refrescos Royal - Miss Royal
Com este anúncio, a Royal mostrava a figura da Miss Royal, destinada a inspeccionar os lares portugueses para encontrar donas-de-casa cujo lar estivesse bem apetrechado de saquetas destes sumos que estariam certamente nos antípodas daquilo que realmente desejavam dar aos seus petizes. Ainda assim, os dois frigoríficos a serem sorteados diariamente talvez pusessem as donas-de-casa a pensar.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Yorn sem cheta
Mais um anúncio da Yorn na transição do milénio. A 13 de Maio, nada como um anúncio em que se associa a virtude da oração ao reforço do saldo do telemóvel. Mais um improviso made in carrinha no Chiado.
Etiquetas:
Telecomunicações,
Telemóveis,
Vodafone,
Yorn
terça-feira, 5 de maio de 2009
Yorn - SMS a 4 cêntimos
Enquanto "filho rebelde" da Vodafone, a Yorn tentou sempre caminhos pouco ortodoxos para aumentar a notoriedade, quando surgiu na transição do milénio. Os anúncios filmados de improviso na carrinha montada no Chiado para o efeito compensavam a falta de planificação com a espontaneidade e alguém com um pouco mais de imaginação mais tarde pegaria nas personagens que se propunham a aparecer na televisão com um fundo vermelho por trás. De outra forma, seria difícil a rapariga com voz meio esganiçada aparecer num anúncio, com o lado irónico de o fazer para uma rede telemóveis.
Etiquetas:
Telecomunicações,
Telemóveis,
Vodafone,
Yorn
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Vidal Sasson - Lava e pronto
O aparecimento no mercado dos famosos "2 em 1", que combinavam a função de shampô e amaciador, suscitou algum furor na transição da década 80 para 90, coisa que foi desaparecendo ao longo dos anos, face à percepção de que o produto talvez não fosse o melhor para o cabelo. Este 2 em 1 da Vidal Sasson - paradoxalmente, o nome de um cabeleireiro famoso que deu o seu nome à marca - mostra o lado mais prático da coisa, com recurso ao velho clichê da mulher simultaneamente activa e preocupada com a imagem, mas sem tempo a perder com coisas desnecessárias.
Etiquetas:
Shampôs,
Vidal Sasson
sábado, 25 de abril de 2009
Renault Espace
Anúncio que elogia as extraordinárias capacidades do Renault Espace, nem que para isso tenha de ir buscar todas as características normalmente associadas a ... um comboio.
Etiquetas:
Automóveis,
Renault
segunda-feira, 20 de abril de 2009
BPI Net
A transição do milénio e a disseminação da Internet obrigavam os bancos a começar a apostar no netbanking e a divulgar o conceito pelo público. Foi o que fez o BPI com este anúncio, ainda que recorrendo a uma imagem - Fernanda Serrano sozinha numa cama de casal - que pouco teria a ver com bancos ou com Internet.
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Gazcidla
Uma velha referência da cultura popular associada ao consumo energético. Nem de propósito, com uma campanha associada aos Santos Populares.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Nova Rede - um carro por semana
Nascida na transição da década de 80 para 90, a Nova Rede visava dar uma sapatada no sempre sensaborão mercado dos bancos. O grafismo, a forma como as agências estavam desenhadas e algumas tecnologias então inovadoras (como a maquineta pela qual era obrigatório passar o cartão multibanco) ajudavam a essa ideia de novidade.
domingo, 5 de abril de 2009
Timex data link
Um curioso software da Timex, que permitia a transmissão de informação do computador para um relógio sem recurso a cabos. Uma espécie de bluetooth mas muito incipiente. Nada mau, dado falarmos de meados dos anos 90, em que os telemóveis ou a Internet estavam longe de estar difundidos.
Etiquetas:
Informática,
Timex
segunda-feira, 30 de março de 2009
Recrutamento TV Cabo
Uma empresa em plena expansão - a que o quase monopólio de que gozava em 2004 não seria alheio - acenava com um futuro risonho para o espectador que estaria desempregado ou com perspectivas de melhorar de vida. Desconhece-se o impacto desta campanha, mas foi certamente uma forma expedita de poupar em anúncios de emprego na Internet.
Etiquetas:
Telecomunicações,
TV Cabo,
Zon
quarta-feira, 25 de março de 2009
TVE: para todos los publicos (2)
Sequela do último anúncio postado, com uma criança a ser abandonada pelo seu cão face à excessiva importância que dá à televisão.
sexta-feira, 20 de março de 2009
TVE: para todos los publicos
Campanha da TVE destinada a promover um consumo mais racional da televisão, usando para isto uma criança absorvida pelo poder da caixa mágica, nos finais dos anos 80.
segunda-feira, 9 de março de 2009
Mobil - um carro por semana
Ainda que com uma forte presença no mercado da venda dos combustíveis, a Mobil ia tentando fazer pela vida ao fidelizar clientela com o sorteio semanal de um automóvel.
Etiquetas:
Combustíveis e lubrificantes,
Mobil
domingo, 1 de março de 2009
Alitalia - Voa para Itália e para todo o Mundo
No dia em que este blogue assinala o seu primeiro aniversário, recordação de um anúncio da Alitalia de 1967. Numa altura em que uma viagem de avião - mesmo para um qualquer capital europeia - custaria certamente mais do que qualquer português auferia mensalmente e em que uma viagem de avião era um luxo e não algo mais ou menos enraizado na cultura popular como sucede hoje, um anúncio bem conseguido e figura de proa nos célebres Cannes Lions naquele ano. Um verdadeiro anúncio vintage quando visto nos dias de hoje.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Peugeot 505: no one else feels like it
A utilização da ideia dos franceses enquanto verdadeiras máquinas na cama como ponto de partida para valorizar a qualidade dos automóveis Peugeot, também eles vindos de França.
Etiquetas:
Automóveis,
Peugeot
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Pegamonstros
Muitos são os produtos em que o consumidor acaba por ser convencido a comprar mais pelo valor acrescentado do que o próprio produto. A Matutano sempre primou pelos brindes que vinham dentro dos seus pacotes, como atestam estes Pegamonstros.
Etiquetas:
Alimentação,
Aperitivos e Snacks,
Matutano
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Amukina
Primeiro anúncio televisivo do Amukina, há cinco anos atrás. O argumento do "sabe-se lá quem andou a mexer na fruta/legumes" a servir de mote para a necessidade de precaver a nossa saúde contra os perigos exteriores.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Conta remunerada BCI
Juros altos foram, durante muito tempo, uma barreira considerável para quem se preparava para comprar casa - a célebre "entrada para a casa" era uma forma de tentar contornar, dentro do possível, esta barreira - mas significavam também elevados rendimentos para quem tinha dinheiro no banco. Juros a 15% como o desta Conta Remunerada BCI soam a anacrónico nos dias de hoje, mas nada de especialmente relevante em tempos em que bancos como o próprio BCI... ainda existiam.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Bendix
Enquanto electrodoméstico, as máquinas de lavar sempre se caracterizaram pelo valente barulho, algo que não mudou muito até aos dias de hoje. Ainda assim, a Bendix achou por bem anunciar máquinas silenciosas e metendo ao barulho o incontornável detergente recomendado pela marca.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Super Rock in Lisbon 2003
Uma espécie de Dream Team do Metal, talvez a tentar recuperar trazer para o Estádio de Alvalade o espírito de um dia de Festival de Verão. Ainda assim, o Super Rock in Lisbon não se repetiu depois de 2003 nestes moldes.
Etiquetas:
Música
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Semana da Habitação Lisboa 92
O regresso à boa publicidade institucional feita em Portugal. Esta Semana da Habitação Lisboa 92 visava, muito provavelmente, dar a conhecer o trabalho feito pela autarquia no realojamento de quem na altura vivia em más condições. Muito embora as habitações sociais nunca tenham primado pela estética, o anúncio conseguiu fazer bem a antítese entre o antes e o depois das famílias realojadas.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Arroz Cigala
Com o slogan "Está na nossa natureza", o arroz Cigala tenta associar-se aos grandes esforços da natureza humana, nomeadamente à canoagem.
Etiquetas:
Alimentação,
Arroz,
Cigala
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Concurso WC Pato
Um nome que, embora possa parecer um pouco bizarro, teve o condão de entrar na cabeça dos consumidores. De qualquer forma, a WC Pato foi ganhando notoriedade com o tempo e promoções como esta, em que é sorteada uma nova casa-de-banho, ajudou a cimentar a fama de amigo dos WC dos consumidores.
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Caixas ABI
Caixas ABI, com as mais diversas funcionalidades, essencialmente para o comércio. Afinal de contas, objectos que não perderam importância com o tempo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)